Você ainda assina TV a cabo? Se sim, você faz parte de um grupo cada vez mais seleto… e nostálgico! O mercado de TV por assinatura está derretendo mais rápido que sorvete no asfalto, atingindo seu pior patamar desde 2009 – aquele ano em que todo mundo ainda via novela no horário nobre e a Netflix nem sonhava em dominar nossas noites.
Com a ascensão dos streamings, o jogo virou. Agora, as pessoas escolhem o que querem ver, quando querem ver, sem ficar reféns da programação engessada dos canais tradicionais. O resultado? Só um quarto dos brasileiros ainda paga por TV a cabo, enquanto quase metade já tem pelo menos um streaming na ponta dos dedos.
E esse fenômeno não é só nosso, viu? No mundo todo, o consumo de TV caiu 42% desde 2021, enquanto os streamings cresceram 25%. Ou seja, adeus zapping, olá maratonas de séries!
Por que isso importa?
O Brasil sempre foi viciado em conteúdo. Para você ter uma ideia, a média de tempo assistindo TV por aqui é de quatro horas diárias – e o YouTube já virou o segundo site mais acessado do país, perdendo só para o Google. Isso significa que a nossa forma de consumir entretenimento mudou, e a tendência só deve crescer.
E o futuro?
Para os negócios, a previsão é otimista: espera-se que o mercado de mídia no Brasil movimente cerca de US$ 28,87 bilhões ainda este ano. Ou seja, dinheiro tem, só que agora está indo para onde as pessoas realmente querem estar – e, pelo visto, não é mais no pacote de TV a cabo!