O YouTube, conhecido por sua capacidade de inovação e adaptação às novas tendências de consumo, está explorando formas de capitalizar ainda mais a popularidade dos vídeos curtos, que hoje geram impressionantes 70 bilhões de visualizações diárias. A plataforma parece estar pronta para expandir essa estratégia, promovendo também vídeos mais longos dentro do feed dedicado aos Shorts, seu formato de vídeos curtos. Essa abordagem visa não apenas manter a atenção dos usuários, mas também ampliar o alcance de diferentes tipos de conteúdo dentro de um espaço que se mostrou extremamente eficaz.
Atualmente, no feed inicial do YouTube, os Shorts já são promovidos para os usuários, oferecendo uma experiência diversificada que combina vídeos curtos e longos. Agora, o movimento parece ser o oposto: usar o feed de Shorts como uma plataforma para exibir vídeos mais longos. Essa estratégia poderia maximizar a exposição de conteúdos variados. Dessa forma, aumentaria a retenção do público, atraindo tanto os fãs de vídeos rápidos quanto aqueles que preferem uma experiência mais prolongada.
O YouTube está realizando pequenos experimentos para testar essa nova abordagem. Em comunicado, a plataforma explicou que está tentando ajudar os espectadores a descobrir melhor conteúdos em diferentes canais, formatos e durações. Alguns usuários poderão começar a ver vídeos longos aparecendo onde antes encontravam apenas Shorts, como no Shorts Feed, ou até mesmo em novos feeds criados especificamente para vídeos mais longos.
Esse movimento é parte de uma tendência maior de plataformas sociais que buscam criar experiências de usuário mais integradas e fluidas. Ao promover vídeos longos no feed de Shorts, o YouTube tenta unificar suas ofertas de conteúdo. Este tipo de ação proporciona aos criadores novas oportunidades de exposição e engajamento. Também, mantém os usuários dentro de sua plataforma por mais tempo, consumindo uma variedade de conteúdos.
Fonte Social Media Today